Veja quais os 3 melhores momentos do dia para consumir carboidratos.

19.09.2016 | em saúde

 

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Você sabia que existem 3 melhores momentos do dia para se consumir carboidratos sem maiores preocupações de engordar? Eu não tinha ideia de que isso existia, mas quando comecei a aplicar na minha rotina, realmente ajudou a manter níveis baixos de gordura corporal durante o ano todo, mesmo não me dedicando 100% em uma dieta ou contando calorias o tempo todo.

O que eu sempre ouvia as pessoas dizerem era que é bom evitar carboidratos após as 18 horas para não engordar. Até fazia algum sentido, pois nesse momento do dia nosso metabolismo começa a diminuir, isso em comparação com o período da manhã. Mas sempre achei que faltava alguma coisa, pois e se uma pessoa gosta de se exercitar a noite? Não teria que existir um ajuste nessa afirmação? Comecei a estudar sobre o assunto e essa descoberta foi de grande ajuda.

Primeiramente, é preciso entender o que é um carboidrato. Carboidratos são açúcares, e quando ingeridos, nosso organismo libera o hormônio insulina para diminuir o açúcar do sangue e carregar os nutrientes para as células. A energia contida desses alimentos será armazenada nas células, e o excesso em gordura. Quando a insulina está alta, nosso corpo entra em estado de armazenamento de gordura, ou seja, impossível de queimar gordura corporal.

Mas existem 3 “janelas” ao longo do dia que podemos ingerir carboidratos (claro que moderadamente dentro de uma dieta equilibrada) sem muita preocupação de virar gordura.

Obviamente que falo aqui de carboidratos ricos em fibras e saudáveis, e não de comidas processadas, pizzas, frituras, doces em geral ou alimentos com as chamadas calorias vazias, ou seja, sem valor nutritivo. Vegetais são excessão a regra, já que são carboidratos com poucas calorias e muitas fibras, e podem ser consumidos sem maiores restrições ao longo do dia.

Se você tem problemas com a balança, comer carboidratos nessas horas do dia pode ser benéfico para evitar acúmulo de gordura. Não significa que você não pode consumir carboidratos em outras refeições que vai engordar de qualquer maneira. Isso depende de uma série de fatores como quantidade e qualidade do alimento, atividade física, rotina, porcentagem de gordura corporal e metabolismo individual. É apenas mais uma estratégia válida para ajudar no emagrecimento, utilizando um método eficaz.

Horários mais indicados são:

1) Café da manhã: No café da manhã, como estamos em jejum por algumas horas devido ao tempo dormindo, nossas células tem espaço para reservar essa energia do alimento se não estamos acima do peso. Além disso, durante a manhã nosso nível metabólico e sensibilidade a insulina é mais elevado do que em outros horários do dia.

Confesso que de vez em quando, umas 2 vezes por semana se não estou em uma dieta restritiva, utilizo esse horário do dia para comer algum doce ou sobremesa. Pode até parecer um hábito esquisito, mas prefiro utilizar o potencial metabólico do meu corpo nessa refeição. Só não exagere, pois como comentei acima, não adianta achar que não vai engordar só porque está comendo nesse horário, já que a dica é para alimentos saudáveis.

2) Antes do treino: Outro bom horário para consumir carboidrato é antes do treino, já que iremos utilizar essa energia ao realizar exercícios. Carboidratos de absorção mais lenta como alimentos integrais e com muita fibra são preferíveis pois a energia será liberada aos poucos.

3) Pós treino: O melhor horário é no pós treino, podendo inclusive ser somente de carboidrato de alto índice glicêmico. Depois de uma atividade física intensa, nós utilizamos as nossas reservas energéticas e aceleramos nosso metabolismo. O corpo está sedento por nutrientes, como uma esponja, e vai absorver essas calorias como reserva energética, nunca como gordura.

Se precisarmos aumentar calorias diárias para preservar massa muscular ou atingir uma meta calórica, esse é o momento! Mesmo se você treina durante a noite, não terá problema consumir carboidrato no pós treino, já que o metabolismo estará acelerado devido a atividade física. Verifique qual é sua necessidade calórica e consuma boa parte dela nesse horário (carboidratos e proteínas preferencialmente).

Estas são dicas básicas que podem lhe ajudar a melhorar a sua forma de se alimentar. Fica a dica!

Fonte: http://www.comoentraremforma.com.br/os-3-melhores-momentos-do-dia-para-consumir-carboidratos/; fonte fotos: ego.globo.com; bethcohen.wordpress.com;  www.suacorrida.com.br

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