Veja as vitaminas e minerais essenciais para a saúde e a beleza da mulher.

22.03.2015 | em saúde

comida castanhas

Vitamina E:

 É um antioxidante, protege nossas células dos radicais livres e reduza a peroxidação das gorduras. Auxilia também no bom funcionamento dos órgãos íntimos femininos, inclusive na fertilidade.

Para mulheres maduras: “Na chegada da menopausa, estudos indicam que há uma redução do nível de cálcio presente nos ossos; por conta disso, é importante o consumo adequado dessa vitamina presente nos vegetais verdes escuros como brócolis e couve, feijões, derivados de leite de cabra, ovelha e búfala; em conjunto com o banho de sol diário por 15 minutos, pois sol, associado à Vitamina E, estimula a produção de vitamina D, essencial para a absorção do cálcio”, explica.

Vitamina A:

Ajuda na preservação do colágeno, o que deixa pele, cabelo e unhas mais saudáveis, atua no sistema imunológico, atua na proteção da retina, auxilia a defesa do nosso organismo contra infecções.

Magnésio:

Segundo Luciana Harfenist, este abre 300 diferentes vias para a desintoxicação no corpo. “Importante para ajudar na drenagem linfática (reduzir inchaços), melhora de TPM, melhora da vitalidade e humor. Também leva o cálcio para os ossos”, lista.

O mineral amigo das mulheres desempenha um papel importante também convertendo a vitamina D em sua forma ativa no corpo, importante para o funcionamento da tireoide, segundo a nutricionista funcional. Boas fontes: vegetais verdes-escuros (couve, brócolis, agrião, couve), abacate, banana, beterraba, lentilha e figo.

Vitaminas do Complexo B:

Auxilia na diminuição dos níveis de colesterol, mantém a pele e os cabelos saudáveis, protege o fígado e acelera os movimentos peristálticos intestinais, ajuda no metabolismo das proteínas e gorduras, importante também para pele e cabelos, protegendo contra a perda de pigmentação e queda, sendo eficaz no combate a calvície. Esta vitamina pode ser encontrada nas nozes, na gema de ovo, no leite, no arroz integral, algumas verduras.

Durante a gravidez, as vitaminas do Complexo B ainda ajudam ao bebê a desenvolver um sistema nervoso saudável. Isto porque as vitaminas do complexo B incluem a vitamina B12 que, em conjunto com o ferro e ácido fólico, ajudam a manter uma boa concentração de hemoglobina no sangue. Isto ajuda a prevenir a anemia, embora uma ligeira anemia seja comum durante a gravidez.

Zinco:

“Zinco é fundamental na formação de queratina para combater as unhas e cabelos secos, fracos e quebradiços. Importante na gestação para evitar as famosas estrias. O zinco também impede a formação de radicais livres na superfície da pele, evitando o envelhecimento precoce da mesma.

Para a mulher o zinco funciona também como um estimulante dos órgãos sexuais e do libido feminino (sua falta pode levar a baixa de testosterona no sangue).

O zinco é encontrado em ostras, frutos do mar, cereais integrais, castanhas, bifes, ovos, entre outros.

Sendo assim, devemos procurar ingerir mais desses alimentos que podem auxiliar a nossa saúde. Fica a dica meninas!

fonte: http://gnt.globo.com/bem-estar/materias/conheca-cinco-vitaminas-e-minerais-essenciais-para-saude-e-beleza-da-mulher.htm; http://vivamaiscricacoelho.com/

 

 

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