Conheça alguns tipos de copos para cerveja

29.08.2015 | em atualidades

 

copocopo1copo2copos

 

A regra básica para escolher o copo é entender a bebida que está sendo consumida. Se o ponto forte é o aroma, devem ser usados copos que favoreçam essa característica, como os de boca larga.

Se o melhor é a espuma, os copos já são outros, como os cilíndricos, que permitem o desenvolvimento desse creme.

Pilsner

É ideal para cervejas do tipo Pilsen, as mais consumidas no mundo inteiro. Esse tipo de cerveja tem cor clara e baixa fermentação (as leveduras ficam no fundo do recipiente), por isso a abertura maior do copo, que favorece a criação da espuma direcionando o aroma dos ingredientes para o nariz.

Lager (chope)

São os tradicionais copos para chope. Parecidos com os Pilsner, eles têm a boca um pouco mais fechada, o que prolonga a espuma por mais tempo, são mais baixos e com o pé mais grosso, impedindo a transferência de calor.

Pint

É o típico copo dos pubs irlandeses, cada vez mais encontrados no Brasil. O desenho simples foi projetado para comportar grandes quantidades de cerveja.

Weizen

Como o próprio nome diz, é ideal para o consumo de cervejas do tipo Weiss, as de trigo. São copos grandes para que todo o conteúdo das garrafas seja despejado de uma só vez, permitindo apreciar também o corpo e a cor da cerveja.

Tulipa

Parecida com uma taça de conhaque, com haste curta, mas possui boca virada para fora. Esse copo é indicado para cervejas que possuem bastante creme. No Brasil, o termo tulipa é usado erroneamente para os copos Pilsner.

Flauta

São alongados e finos, usados normalmente para champagnes, mas também podem servem para cervejas claras e borbulhantes. As características físicas mantêm por mais tempo a qualidade das bebidas no copo.

Tumbler

Esse termo denomina os copos sem hastes, de base plana e cuja boca tem diâmetro igual ou maior que a base. São usadas em cervejas que não produzem muito creme. Também são usados para servir coquetéis, refrigerante e chá gelado.

Cilíndrico

Permitem uma boa formação de espuma, mas não ajudam muito no desenvolvimento do aroma, já que a boca é do mesmo diâmetro do corpo do copo. É indicado para cervejas floradas e frutadas, como Kölsh e Altbier.

Conhaque

Copos como os usados para conhaque são indicados ainda para cervejas fortes, já que são bons para agitar o líquido e capturar os aromas.

Caneca

Normalmente usadas para servir chope ou cervejas na pressão. Podem ter vários tamanhos e formatos, mas usualmente são robustos e de vidro grosso. O típico canecão alemão é chamado Mass e comporta 1 litro de líquido.

Caldereta

É um modelo presente nas choperias e bastante versátil. Uma boa opção para se ter em casa quando não se pode ter os diversos estilos recomendados.

Diversos

Modelos diferentes para servir um drink e sucos, veja na ilustração.

A manutenção correta e cuidados:

— – Lave os copos/taças com água e os guarde no congelador. Evite o uso do detergente.
— – Cerveja não pode estar congelada, mas o copo pode.
— – Quem tem o hábito de receber amigos em casa, deve manter um estoque com marcas diferentes, para evitar as confusões.
—- Se o copo/taça tem haste comprida, segure por ela. A função da haste é afastar o calor da mão e manter o líquido na temperatura certa.

fonte: http://revista.zapimoveis.com.br/copos-tacas-e-canecas-conheca-os-modelos-ideais-para-cada-ocasiao-4166705-sc/; fonte fotos: www.lendomais.com.br; adimoveisblog.blogspot.com; exame.abril.com.br

Deixe seu comentário!