Desmitificando o sorvete: saiba mais sobre a história e os benefícios da iguaria.

30.05.2015 | em alimentação

 

sorvete

Por mais que seja uma iguaria antiga, o sorvete é uma das delícias do mundo moderno. Além de delicioso, ele contém propriedades nutritivas dignas de fazer inveja a muitos alimentos por aí.

Assim como o macarrão, foram os chineses quem primeiro criaram a fórmula do sorvete, há aproximadamente 3 mil anos. A receita, que consistia em uma mistura da neve com frutas e mel, foi aprendida e aprimorada por árabes, que logo a levaram para a Europa. No iniciar do século 13, novas técnicas de preparo e conservação do doce chegaram à Itália, o que propiciou à iguaria um sucesso até então inédito e o alcance de novas fronteiras.

Foi apenas no no ano de 1834, porém, que o sorvete desembarcou em terras brasileiras. Em uma época sem energia elétrica e sem uma temperatura que ajudasse a produzir e conservar o doce, foi preciso que comerciantes do Rio importassem gelo dos Estados Unidos. Misturado a rica variedade de frutas tropicais, o sucesso foi certeiro.

O sorvete moderno é, essencialmente, uma bem feita mistura de leite, açúcar, gordura, emulsificantes e espessantes. Somados a ela, se agregam ingredientes específicos que serão capazes de produzir sabores e texturas variadas. O sorvete que vai as nossas mesas geralmente é bem nutritivo: contêm, por exemplo, proteína, fósforo, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D e K, além de cálcio e sais minerais.

Algumas pessoas se assustam com as calorias que os sorvetes tradicionais têm. Mas é importante salientar que o total dessas calorias em duas bolas do doce é equivalente a um pão francês, enquanto que nesta mesma quantidade de sorvete temos o equivalente a um copo cheio de leite.

Assim como tudo o que leva açúcar, é sugerido o consumo com moderação. O fato é, porém, que o sorvete não é nenhum bicho papão. Na realidade, o contrário: é comprovado por estudos que a iguaria é capaz de relaxar e dar prazer às pessoas que o consumirem. Além do mais, existem sorvetes light, Diet, ou seja, para todos os gostos.

fonte: http://citta-america.com/blog/desmitificando-o-sorvete-saiba-mais-sobre-a-historia-e-os-beneficios-da-iguaria/

 

Deixe seu comentário!