PROBIÓTICOS: Conheça seus benefícios à saúde.

29.12.2015 | em saúde

 

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As bactérias estão por toda parte do organismo, causando estragos e também trazendo benefícios, dependendo da espécie, da parte do corpo em que ficam alojadas e de como está o seu sistema de defesa (imunológico).

Os probióticos (microorganismos vivos) são alimentos funcionais, ou seja, eles contém nutrientes que apresentam ganhos nutritivos e também que ajudam na melhoria da saúde. Atualmente os probióticos são considerados como alimentos e não medicamentos, sendo o seu consumo considerado seguro.

Todos nós temos importantes aliados que operam na região do trato intestinal, que é conjunto de bactérias “do bem” que auxiliam importantes funções fisiológicas no organismo. Por isso, é muito importante que se tenha uma alimentação equilibrada visando manter vivos estes microrganismos que defendem o intestino de vários problemas.

Benefícios para a flora intestinal:

Probióticos auxiliam no bom funcionamento do intestino. Ajuda também no equilíbrio imunológico, na prevenção de câncer, melhora das doenças digestivas (síndrome do intestino irritável), nas dermatites, entre outros. Seu consumo reduz também o risco de diarreia (reequilibrando a flora intestinal).

Para manter a flora intestinal equilibrada, o consumo de alimentos probióticos é de fundamental importância para deixar o organismo em ótimo funcionamento. São responsáveis por diversas atividades benéficas, como:

  • Previnem diversas infecções causadas por microorganismos como: bactérias patológicas, leveduras e fungos, equilibrando o pH da flora intestinal.
  • Combatem infecções devido à produção de antibióticos naturais, que são absorvidos pelo sangue.
  • Melhoram o processo de digestão, contribuindo para produção de enzimas responsáveis pela degradação de nutrientes complexos, ajudando em uma melhor absorção dos mesmos;
  • Reduzem as diarréias, a obstinação e os gases intestinais
  • Eliminam diversas toxinas;
  • Melhoram o aspecto da pele, deixando-a com aparência mais saudável;
  • Estimulam o sistema imunológico;
  • Normalizam a produção de vitaminas do complexo B e K no intestino;
  • Reduz a absorção de moléculas de colesterol.

Os probióticos mais populares pertencem às espécies de bactérias como Lactobacillus rhamnosus, a Lactobacillus acidophilus, Bifidobacterium bifidum e Bifidobacterium longum.

Esses microorganismos possuem um ciclo de vida reduzido, portanto deve-se mantê-los sob refrigeração.  Quando ingeridos, se instalam no intestino juntando-se à flora já existente, contribuindo na absorção dos nutrientes. São encontrados em alimentos como iogurte, leites fermentados ou sob a forma de pó ou cápsulas.

O hábito de ingerir alimentos saudáveis e equilibrados ao organismo é essencial para atingir o bem-estar e contribuir para uma longevidade saudável. Fica a dica!

Fonte: http://www.infoescola.com/fisiologia/flora-intestinal/; http://anad.org.br/os-beneficios-dos-probioticos-para-organismo/; http://www.supplynutrition.com.br/probioticos-2/; fonte foto: prodiet.com.br;  www.supplynutrition.com.br

 

 

 

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