Melhor idade – Nunca é tarde para praticar exercício.

19.01.2017 | em saúde

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O Treinador Sr Gustavo Luz, afirma que com orientação adequada de um profissional, os idosos podem e devem praticar qualquer atividade física. São elas: natação, pilates, musculação, dança, corrida.

Quando falamos em atividade física para pessoas da terceira idade, é importante, antes de tudo, saber quem é o idoso que vai praticá-la. Algumas pessoas tendem a logo associar exercícios para essa faixa etária à hidroginástica, musculação e pilates, que são excelentes atividades, como outras também são.

Mas o praticante pode ter sido lutador e gostar de lutar, ou corredor ou nadador e preferir voltar a praticar essas atividades. Essas experiências precedentes influenciam muito na escolha e no sucesso da atividade como promotora da qualidade de vida. O mais importante é ter orientação e saber como dar os primeiros passos.

Confira algumas sugestões de atividades:

1. Dança:
É uma atividade física que pode ter várias intensidades de acordo com cada um. Além de trabalhar o corpo e a coordenação, é altamente indicada para a socialização com outras pessoas.

2. Natação:
É uma atividade bastante segura e com baixo risco de lesão. Também trabalha a coordenação e, principalmente, o ritmo de respiração. Se o praticante já tiver praticado o esporte, melhor ainda. Os nados crawl, peito e costas são bem indicados e mexem a musculatura de uma forma global. O nado borboleta não precisa ser praticado, a não ser para àqueles que quiserem.

3. Corrida:
Por que não correr? Quase todo mundo pode correr se seguir um plano bem orientado e que respeite e acompanhe as evoluções. Não existe idade para começar a correr. Encare isso como uma oportunidade.

4. Hidroginástica:
É um trabalho de força e equilíbrio que pode trazer excelentes adaptações musculares. E, como é praticada com mais de metade do corpo na água, se torna uma ótima sugestão para àqueles que têm algum problema com equilíbrio.

5. Musculação:
É uma atividade curinga. Pode ser facilmente ajustada para um trabalho específico em qualquer parte do corpo. Como os pesos dos aparelhos e halteres são graduados, uma progressão bem suave pode ser feita. Para os iniciantes, os aparelhos podem ser mais eficientes, mas com o ganho gradual de força e prática, uma boa sugestão é fazer alguns exercícios com pesos livres também.

São informações concedidas por: GUSTAVO LUZ – É educador físico formado pela Estácio de Sá, treinador de corrida e triatlo desde 2006 e praticante há quase 18 anos. Diretor técnico da G-LUZ Top Team, vive atento a tudo que se refere à fisiologia do exercício. Também fala com conhecimento empírico de quem está sempre frequentando as competições.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/; Vivo Mais Saudável; suplementoproteicos – WordPress.com

 

 

 

 

 

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