Ovo é um dos melhores alimentos do mundo.

01.02.2017 | em alimentação

ovo

O ovo pode sim ser um aliado da nossa saúde. Por muito tempo o ovo ganhou a fama de vilão na nossa alimentação. Tudo em função da gema, que contém alto índice de colesterol que, segundo os cardiologistas, aumentaria os riscos de doenças cardiovasculares.

 

Sim, de fato a gema do ovo é rica em colesterol, porém estudos dos últimos anos com diversos trabalhos publicados, conseguiram demonstrar “quebras” importantes de conceitos antigos sobre esse alimento. Por exemplo um trabalho realizado na Universidade Estadual de Kansas, nos EUA, que demonstrou a presença de uma substância chamada LECITINA na gema do ovo. Essa substância é responsável por interferir na absorção do colesterol no intestino, sendo assim impedindo altos níveis do mesmo na corrente sanguínea.  Além disso, outros estudos, demonstraram, que uma quantidade pequena do nosso colesterol sanguíneo é proveniente da alimentação e que a maioria é produzida pelo próprio organismo. Essas evidências cientificas levaram as Sociedades e Associações médicas mundiais a revisarem e criarem novas diretrizes com relação ao colesterol e ao consumo de ovos.

Tudo bem, então ele não aumenta o colesterol, ótimo isso. Mas por que razão ganhou tamanha importância para nossa saúde (sendo considerado o segundo melhor alimento do mundo), se outros diversos alimentos também não aumentam o colesterol?

A importância se deve ao fato do ovo possuir uma lista enorme de benefícios ao organismo. A começar pela (antes temida) Gema. A gema é uma das partes mais ricas em nutrientes do ovo, onde se concentram a maioria das vitaminas e minerais. Rica em ferro, vitaminas do complexo B e ácido fólico, sendo uma super aliada no combate a anemia, eu a chamo de “combo anti-anemia”.

Alguns nutrientes importantes também presentes são zinco, selênio, fosforo e vitaminas A. Outra substância presente na gema é a Colina, importante para o cérebro, coração e músculos.
Opa, falar de músculo é falar de acelerar metabolismo e consequentemente de emagrecimento, aí a gente se empolga! E já que entramos no quesito músculo, vale lembrar que o ovo é riquíssimo em proteína e aqui partimos para a Clara do Ovo (lembrando que existe também proteína na gema, mas a maior concentração está na clara).

Se tem uma fonte de proteína natural (que não seja suplemento) que devemos investir é na clara do ovo.  Ela é rica em albumina, proteína que possui alto valor biológico (falamos de valor biológico na matéria sobre Whey Protein), ou seja, é altamente absorvida pelo organismo (quase que 100%), ajudando assim na reparação e construção da massa muscular. Nela se encontram todos os aminoácidos essenciais em quantidades adequadas. Além disso, ajuda a manter a sensação de saciedade, levando ao emagrecimento. Vale lembrar também que a albumina é livre de lactose e de gorduras.

Dá para escrever por muito tempo sobre o Ovo, são muitos benefícios com participação em diversos sistemas do nosso organismo, ajudando em processos importantes para saúde e para o emagrecimento (nosso assunto querido).

Para finalizar um detalhe que faz toda a diferença: trata-se de um alimento de baixo custo e fácil acesso a todos (principalmente a população de baixa renda).

Obs. A ressalva será para aquelas pessoas que possuem alergia ao ovo, não podendo assim, consumi-lo.

Fonte: http://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2017/01/ovo-um-dos-melhores-alimentos-do-mundo-e-ainda-ajuda-no-emagrecimento.html

Deixe seu comentário!