Importância do Complexo B para a nossa saúde.

15.06.2016 | em alimentação

 

Vitamina-BB

 

 

O complexo B são 9 vitaminas fundamentais para o metabolismo das células. São elas a vitamina B1 (ou tiamina), B2 (ou riboflavina), B3 (Niacina), B5 (Ácido Pantotênico), B6 (Piridoxina), B7 (Biotina), B9 (Ácido Fólico), B11 e B12 (Cobalamina).

A deficiência de uma ou mais vitaminas que fazem parte do complexo B podem causar anemia, neuropatias diversas, depressão, alterações hormonais, insônia, irritabilidade, nervosismo e até deficiências genéticas em fetos cujas mães têm falta desse complexo.

Como são vitaminas hidrossolúveis (se dissolvem em água), não se corre o risco de ter uma overdose de complexo B, pois se consumido em excesso, o complexo é eliminado na urina.

Já que não somos capazes de produzir todas essas vitaminas naturalmente, é necessário que tenhamos que fazer uso delas de modo artificial, através da alimentação e, muitas vezes, medicamentos.

Os benefícios que a vitamina complexo b trás ao organismo são vários: além do crescimento de cabelos e unhas, o complexo vitamínico ainda melhora a saúde da pele, previne várias doenças do sistema nervoso e a depressão, entre outros. Um dos benefícios mais importantes, e é justamente por causa desse que há tanta controvérsia se ocomplexo b engorda ou não, é que o complexo regula o apetite.

Regular o apetite nada mais é que, por exemplo, se o indivíduo se encontra inapetente (sem fome), o complexo b fará com que suas funções metabólicas sejam normalizadas e o apetite normal desse indivíduo volte.

O inverso também é verdadeiro. Caso o indivíduo desenvolva alguma síndrome metabólica que aumente o apetite, o complexo b também será um dos responsáveis por normalizá-lo.

Onde encontramos o Complexo B nos alimentos:

  • Vitamina B1: carne de porco, presunto, castanha do Pará, fígado, cereais integrais, etc.
  • Vitamina B2: levedura de cerveja, queijo cottage, grãos, vegetais, leite e derivados, etc. (apenas tome cuidado, pois a cerveja engorda também)
  • Vitamina B3: Amendoim, levedura de cerveja, leite e derivados, gema de ovo, carnes vermelhas, etc.
  • Vitamina B5: semente de girassol, cogumelo, salmão cozido, batata, tomate, gérmen de trigo, etc.
  • Vitamina B6: fígado, banana, salmão, avelã, abacate, carne vermelha, etc.
  • Vitamina B7: farelos de trigo e aveia, avelã, amêndoa, amendoim, legumes, carne vermelha, etc.
  • Vitamina B9: vegetais de folhagem escura, nozes, legumes, milho, lentilhas, fígado, etc.
  • Vitamina B12: leite, ovos, fígado, carne vermelha, cereais integrais, etc.

O que determina que a vitamina complexo B engorda? Obviamente a quantidade consumida desses alimentos. Vale lembrar que, seja na reeducação alimentar ou na dieta para ganhos específicos em treinos, todos os alimentos citados acima como fonte de complexo B estarão inseridos no valor calórico diário do indivíduo e, portanto, não acarretarão no aumento de peso.

Portanto, achei muito importante e útil estas informações e resolvi compartilhar com vocês.

Fonte: http://glicose.com.br/complexo-b-engorda/; fonte fotos: iosclinica.com.brforum.saude.doutissima.com.br

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