Saúde – Fibras solúveis ajudam no controle da glicemia.

22.03.2017 | em saúde

fibra

 

Para sabermos a importância das fibras, primeiro precisamos aprender o que são fibras e em que alimentos a encontramos.

Fibras são todos os polissacarídeos vegetais da alimentação e são encontradas apenas em plantas. Portanto, os alimentos de origem animal como carnes, ovos e laticínios não contêm fibras.

Existem vários tipos de fibras e elas são separadas em duas classes, conforme a solubilidade em água: a fibra solúvel e a fibra insolúvel. Ambas possuem benefícios diferentes à saúde e devem ser consumidas diariamente.

A fibra insolúvel serve para formar massa fecal, estimula o peristaltismo intestinal, contribui para o transporte do bolo alimentar até o reto, evitando a prisão de ventre.

As fibras solúveis são de maior importância para o diabético, pois podem retardar a absorção de glicose, reduzir a concentração de glicose no sangue, aumentar a sensibilidade à insulina e provoca a sensação de saciedade.

As fibras solúveis são encontradas em frutas, hortaliças, leguminosas, sementes, aveia, farelo de aveia e etc.

Para adicionar alimentos ricos em fibras à sua alimentação, substitua parte do que consome.

Por exemplo, pode-se trocar o pão francês por pão integral; optar por biscoitos feitos com farinha integral, ou incluir uma colher de farelo de aveia ao café com leite, à sopa, aos ensopados, ao mingau, ao iogurte, às saladas, ao molho para massas e às panquecas.

Procure também, sempre que possível, ingerir alimentos crus ou com casca, pois é na casca e nas sementes que se encontram a maior quantidade de fibras.

As frutas secas ou dessecadas como a uva-passa, a ameixa seca, a maçã seca também são ótimas fontes de fibras.

Se a sua alimentação costuma ser pobre em fibras, comece gradualmente a ingeri-las para evitar diarréias, gases, estufamentos e cólicas.

Aumente o consumo de líquidos, principalmente água, para que o uso de fibras não prenda seu intestino.

Os benefícios das fibras solúveis incluem:

  1. Diminuição do apetite porque levam mais tempo no estômago;
  2. Melhora do intestino porque hidrata o bolo fecal, sendo útil para diarreia e para prisão de ventre;
  3. Diminuição as espinhas deixando a pele mais bonita porque melhora a eliminação das toxinas do corpo;
  4. Diminuição do colesterol e dos triglicerídeos porque diminui a absorção de gordura dos alimentos.

A quantidade de fibras alimentares totais consumidas diariamente deve ser aproximadamente 25g, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo que a quantidade ideal de fibra solúvel que deve ser ingerida deve ser de 6 gramas.

Portanto, podemos melhorar o funcionamento de nosso intestino, além de outros benefícios com o consumo diário de fibras. Cuide de sua saúde!

fonte foto: Mundo boa forma; fonte texto: www.tuasaude.com;   http://www.diabetenet.com.br/conteudocompleto.asp?idconteudo=5377

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