Estudo americano diz que boa parte das pessoas que trabalham na cozinha não lava as mãos direito.

02.07.2018 | em saúde

Ei, você já lavou as mãos hoje? Se você já o fez, provavelmente fez de maneira errada. A CNN informou que um estudo recente do governo norte-americano concluiu que em 97% das vezes as pessoas lavam as mãos de forma errada — um problema que pode contribuir para a disseminação de uma série de doenças.

De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA o USDA, as pessoas não estão cumprindo padrões aceitáveis de lavagem de mão estabelecido pelo CDC, o Centro de Prevenção e Controle de Doenças. O centro recomenda que para assegurar uma limpeza apropriada você precisa gastar pelo menos 20 segundo ensaboando e enxaguando.

O estudo analisou 363 pessoas em seis cozinhas de teste localizadas em Raleigh-Durham, na cidade de Smithfield, na Carolina do Norte. A conclusão é que quase todas as pessoas que trabalharam nas cozinhas falaram ao atingir o padrão estabelecido pelo CDC, que provavelmente não é dos mais práticos possíveis.

Além de não lavar as mãos de forma apropriada, o departamento reporta que vários participantes não se importavam em secar as mãos após lavá-las, o que é bem esquisito. Usar aqueles secadores a ar enquanto se trabalha com comida? Nem pensar.

Embora as pessoas não lavem as mãos usando o tempo recomendado possa parecer algo inofensivo, o estudo mostrou como uma má higiene pode causar outros problemas. De acordo com o USDA, os participantes conseguiram espalhar bactérias para os recipientes de pimenta enquanto preparavam hambúrguer em metade das ocasiões quando eles não lavavam a mão direito. Em 11% das ocasiões, os participantes do estudo espalharam bactéria para as alças da geladeira.

“Você não pode ver, cheirar ou sentir a bactéria”, disse Carmen Rottenberg, subscretaria adjunta de segurança alimentar do USDA, em um comunicado. “Ao lavar a mão de forma apropriada, você pode proteger sua família e prevenir que bactérias contaminem seus comida em áreas chave de sua cozinha.”

Talvez a única coisa mais chocante que o fato de que 97% da pessoas envolvidas no estudo lavam as mãos de forma errada é o fato que elas aparentemente foram ficando piores no que diz respeito à higiene com o tempo. Em um estudo de 2013 conduzido pela Universidade do Estado de Michigan, apenas 5% das pessoas lavavam as mãos da forma correta, o que é quase duas vezes a taxa de sucesso do estudo do USDA.

Você sabe como lavar as mãos corretamente? Abaixo, as regras do CDC:

Molha suas mãos com água corrente (quente ou fria), desligue a torneira e use sabão.

Esfregue suas mãos com sabão. Assegure-se que você também ensaboe as “costas” das mãos, entre seus dedos e abaixo das unhas.

Esfregue as mãos por pelo menos 20 segundos. Precisa de um relógio para cronometrar? Basta cantar internamente “Parabéns a você” do início ao fim por duas vezes.

Enxague as mãos com água limpa e corrente por alguns minutos. Em seguida, seque suas mãos usando uma toalha limpa ou no ar.

Fica aí pessoal, a dica para todos nós.

Fonte: Giz Modo Brasil; www.msn.com

Deixe seu comentário!