Dicas que ajudam a diminuir a taxa de glicose.

28.09.2016 | em saúde

glicose

Você sabe o que é a glicose? É um monossacarídeo, ou seja, um carboidrato simples usado pelo organismo como principal fonte de energia. A leitora Beth Braga entrou em contato conosco dizendo que a mãe dela sofre de alta taxa de glicose, a hiperglicemia, e quer saber mais sobre o assunto.

Tudo em excesso faz mal, inclusive a glicose. O organismo utiliza o que é necessário e o que sobra vai para o fígado e é transformado em glicogênio. O fígado vai acumulando essas moléculas de glicose e transformando-as em glicogênio até que chega ao limite. O fígado, então, libera esse glicogênio na corrente sanguínea. Como o nível de glicose no sangue está muito alto, o pâncreas libera a insulina para controlar. Agora, vamos pensar: pessoas com alto índice de glicose no corpo precisam de mais insulina, certo? Pois é. Por isso, portadores da hiperglicemia podem desenvolver a diabetes. Uma coisa está ligada a outra.

A hiperglicemia é uma doença que prevalece em indivíduos diabéticos devido à falta de insulina. Pessoas com taxas acima de 180 mg/dL após as refeições ou superiores a 130 mg/dL em um período de jejum de até oito horas podem ser consideras hiperglicêmicas.

A dica é: mude os seus hábitos! Inclua atividade física na sua rotina, se planeje para comer todos os dias nas mesmas horas, corte os alimentos gordurosos e dê sempre preferência aos alimentos mais leves como frutas, verduras e legumes. Mesmo assim, não dá para bobear. Meça a glicemia com frequência e mantenha um acompanhamento médico.

Evite farinha de trigo refinada, arroz branco, mel, flocos de milho, batata, mandioca, abóbora, pipoca e frutas muito doces como uva e manga. Dê preferência aos alimentos feitos com farinha de trigo integral. É mais saudável, auxilia o bom funcionamento do intestino e ajuda a diminuir o índice glicêmico no sangue.

Veja alguns alimentos que podem ajudar:

– Farelo de aveia: o cereal ajuda a reduzir a absorção de açúcar de outros alimentos e refeições.

– Frutas secas: possui um baixo índice glicêmico e possui gorduras insaturadas, ideais para baixar o colesterol.

– Gérmen de trigo: o cereal atrasa a absorção dos açúcares, evitando a acumulação no sangue.

– Abacate: além de ter um índice glicêmico baixo, tem fibras e ácidos graxos, que auxiliam na saúde cardiovascular.

– Canela: atua nas enzimas que melhoram a sensibilidade de receptores de insulina. Controla o açúcar no sangue de forma natural.

– Alho: estimula a produção de insulina.

Obs. Veja agora algumas receitas de sucos que auxiliam na redução de glicose:

1 folha de couve manteiga

Suco de 4 laranjas-pêras

Suco de 2 limões-sicilianos

2 colheres de sobremesa de semente de chia

Lascas de gengibre e gelo a gosto

Bata todos os ingredientes no liquidificador ou na centrífuga e sirva em seguida sem adoçar. Para manter as propriedades, é importante tomar logo após o seu preparo. Fica a dica!

Fonte: http://www.universojatoba.com.br/bem-estar/saude/dicas-ajudam-a-diminuir-a-taxa-de-glicose

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