Saúde – Saiba como identificar se é gripe H1N1.

05.04.2017 | em atualidades

gripe

A gripe A provoca sintomas semelhantes ao da gripe comum, como febre, dores no corpo, dor de garganta, tosse e dor de cabeça por exemplo, porém os sintomas são muitas vezes mais intensos, surgem de forma repentina e perduram por mais tempo. Esta gripe pode ser contagiosa entre 7 a 10 dias, especialmente até 24 horas depois da febre desaparecer.

Esta gripe, é causada pelo vírus H1N1 e também pode ser conhecida como gripe suína, consistindo numa mutação do vírus comum da gripe normal, que se manifesta de uma forma mais agressiva e mais intensa e que se espalha muito mais facilmente.

Os sintomas principais sintomas da gripe A são muito semelhantes aos de uma gripe comum e podem incluir:

  1. Febre acima dos 38 ºC
  2. Dores no corpo;
  3. Dores de garganta e de cabeça;
  4. Tosse;
  5. Espirros;
  6. Calafrios;
  7. Fadiga ou cansaço.

Além de destes sintomas e do mal estar constante, também podem surgir diarreia e alguns vômitos, que acabam passando com o passar do tempo.

tosse

Como saber qual é o tipo de gripe que estou?

Apesar dos sintomas da gripe A serem muito semelhantes ao da gripe comum, estes tendem a ser mais agressivos e intensos, obrigando muitas vezes a ficar de cama e a descansar durante alguns dias, e muitas vezes o seu surgimento não tem qualquer aviso, aparecendo quase repentinamente.

Além disso, a gripe A é altamente contagiosa, tornando-se muito fácil transmitir para outras pessoas com as quais esteve em contato.

Se existirem suspeitas desta gripe, é recomendado que usar máscara e ir ao médico, para que possam ser realizados os exames que confirmam a presença do vírus.

Quanto ao tratamento desta gripe, o que devo fazer?

O tratamento para a gripe A é feito com remédios antivirais como Oseltamivir ou Zanamivir e geralmente o tratamento apresenta melhores resultados se for logo iniciado nas primeiras 48 horas após o surgimento dos primeiros sintomas.

Além disso, o médico também pode recomendar remédios para aliviar os sintomas como Paracetamol ou Tylenol, Ibuprofeno, Benegripe, Apracur ou Bisolvon por exemplo, que aliviam sintomas como febre, dor de garganta, tosse ou dores musculares

Para complementar o tratamento, além dos remédios é também recomendado repousar e manter a hidratação bebendo muita água, não sendo recomendado ir trabalhar, ir para a escola ou frequentar locais com muitas pessoas enquanto está com a gripe e o tratamento também pode sem complementado com remédios naturais como o Xaropes fitoterápicos.

Além disso, para evitar a gripe A e as suas possíveis complicações, está disponível a vacina H1N1 que ajuda a proteger o organismo contra esta gripe.

A gripe A tende evoluir de uma forma muito violenta se não for tratada adequadamente, sendo por isso é muito importante que consulte logo um médico se suspeitar que está com gripe A, pois caso contrário, esta pode causar complicações mais graves como a síndrome da angústia respiratória, pneumonia, falência respiratória ou até mesmo a morte.

Cuidados para evitar o contágio da gripe:

Para evitar pegar gripe A, existem algumas medidas que podem ajudar a impedir o contágio, sendo recomendado que:

  1. Evite locais fechados ou com muitas pessoas;
  2. Lave as mãos regularmente ou use álcool em gel ou loções de desinfecção;
  3. Cobrir sempre o nariz e a boca se precisar de tossir ou espirrar;
  4. Evite a todo o custo o contato com esta gripe ou que apresentem sintomas de gripe como como nariz entupido e escorrendo, espirros e tosse.

A principal forma de contágio da gripe A é por via respiratória, onde apenas é necessário respirar gotículas que contenham o vírus H1N1 para correr o risco de ficar com esta gripe.

Fonte: www.tuasaude.com

Deixe seu comentário!