Curiosidade – Você já ouviu falar em quefir (ou Kefir), um alimento funcional e probiótico.

30.08.2015 | em alimentação

quefirkefir

O “Quefir” é uma palavra de origem turca. Significa “sentir-se bem”. Estima-se que essa bebida seja conhecida há mais de 2000 a.C. na região da Rússia. Tribos muçulmanas consideravam o quefir um presente de Alá. Por esse motivo, não o compartilhavam com outros povos. A partir do século XX é que a bebida difundiu-se para outras partes do mundo. Ao longo dos anos, seu consumo ficou restrito a indivíduos que tinham os grãos e os utilizavam, repetindo sucessivamente o processo. Hoje em dia, o produto é encontrado comercialmente na Rússia, Turquia, EUA, Canadá e França. No Brasil seu consumo é feito ainda artesanalmente.

O “quefir” é composto pela associação de vários microrganismos como leveduras, lactobacilos e bactérias (principalmente ácido lácticas e ácido acéticas). Ele é considerado um alimento funcional e pode ser encontrado em forma de grãos ou como bebida fermentada. Com aparência de couve-flor e coloração branco-amarelada, é insolúvel em água e tem alta digestibilidade. Pode ser feito à base de leite de vaca, cabra, ovelha e búfala.

Com características probióticas, o “quefir” é capaz de melhorar o balanço microbiano intestinal, produzindo efeitos benéficos à saúde do indivíduo contra microrganismos patogênicos. Estudos apontam benefícios como o estímulo do sistema imunológico, a redução dos efeitos de intolerância à lactose, melhora dos níveis de colesterol e efeitos anti-tumorais.

A composição nutricional e o sabor variam de acordo com a origem dos grãos, tipo de leite e condições de preparo. Ele possui pH entre 4,2 e 4,6; é fonte de carboidratos, proteínas, cálcio, vitamina B12; ácidos lático, acético e glicônico; álcool etílico e gás carbônico.

No Brasil, o consumo do quefir ainda é artesanal. Portanto, é preciso saber a procedência e os cuidados necessários na utilização, para não haver contaminação. Em países como Estados Unidos, Canadá, Rússia, França e Turquia, ele é encontrado comercialmente como um produto para ser adicionado a preparações. O quefir pode ser consumido em sucos de frutas, pudins, bolos e antepastos, enriquecendo as receitas.

fonte: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/2015/07/alimento-funcional-e-probiotico-quefir-reduz-efeitos-da-intolerancia-lactose.html#assunto-alimentacao; http://www.bsbcapital.com.br/quefir-como-alimento-funcional/

Deixe seu comentário!