Sustentabilidade – Polônia inaugura ciclovia que brilha no escuro e é carregada com energia solar.

19.10.2016 | em saúde

ciclovia

 

Uma cidade do interior da Polônia trouxe uma solução genial para um problema enfrentado por muitos ciclistas que pedalam à noite: a iluminação das vias. Lidzbark Warminski, no Nordeste do país, inaugurou no final de setembro uma ciclovia que brilha no escuro.

Desenvolvida pela companhia europeia de tecnologia TPA Instytut Badań Technicznych Sp. z o.o., a ciclovia é, além de funcional, sustentável, pois é carregada durante o dia, por meio de luz solar. O asfalto contém partículas sintéticas chamadas de “luminóforos”, que durante a noite emitem a energia captada do Sol, refletindo uma luz azul metálica. Segundo a empresa, a luminosidade dura cerca de 10 horas.

À ABC News, o CEO da TPA, afirmou que espera que a ciclovia iluminada ajude a prevenir acidentes de ciclistas e pedestres durante o período noturno. “É um problema que enfrentamos com certa frequência aqui na Polônia, principalmente em locais afastados dos grandes centros, que acabam ficando mais escuros durante a noite”, afirmou.

Por enquanto, a ciclovia é bastante curta, com cerca de 100 metros de comprimento, para fazer o primeiro teste com a mesma, pois o inverno se aproxima (ver a interferência do clima), tendo início em Dezembro no hemisfério Norte. Se tudo der certo e não haver nenhuma interferência climática no que já foi feito, então, iniciaremos o restante da ciclovia.

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/economia/energia-e-sustentabilidade/polonia-inaugura-ciclovia-que-brilha-no-escuro-e-e-carregada-com-energia-solar

 

 

Deixe seu comentário!