Cérebro fixa melhor quando lemos novas palavras, diz estudo.

29.04.2015 | em saúde

ler

O cérebro humano aprende novas línguas com mais facilidade quando as vê. É a conclusão de Dr. Maximilian Riesenhuber, neurocientista do Centro Médico da Universidade de Georgetown, cujo estudo foi publicado no Jornal da Neurociência, após testar grupos de estudantes.

As pessoas aprendem a falar antes de escrever, portanto ouvir e ganhar familiaridade com os sons das palavras obviamente faz parte do processo de aprendizado. Mas para aprender a ler com proficiência o cérebro precisa ver palavras, registrar seus símbolos e estruturas antes mesmo de dar significado às combinações de letras, concluíram os pesquisadores.

Pense num sujeito que aprenderá uma língua estrangeira. Especialmente se ela tiver símbolos diferentes dos que ele está acostumado, ver o alfabeto e assinalar os sons de cada símbolo é importante para aprender a por as palavras em ordem mais tarde. Note que, numa língua nativa ou similar em termos de alfabeto e estrutura, o cérebro não perde mais tempo para decifrar os sons das letras – ele une grupos de letras mais rapidamente e forma palavras.

“Isso nos ajuda a entender de uma maneira geral como o cérebro aprende, qual é o método mais rápido para aprendizado, e como fazer um aprendizado prévio”, disse Riesenhuber segundo a revista Time. Se você estiver a fim de aprender um novo idioma, eis uma boa dica. Sempre é bom inovar e mudar hábitos, principalmente quando falamos em leituras e novos idiomas.

fonte: http://gq.globo.com/Corpo/Saude/noticia/2015/03/vai-aprender-um-novo-idioma-estudo-sugere-comece-lendo-e-nao-ouvindo.html

Deixe seu comentário!